Páginas

29/11/2011

Dia 8 é o dia X

Dia 8 de Dezembro é o dia X - de XULOS - em que o  Governo decidiu começar a cobrar portagens ao preço médio e exorbitante de 8,2 cêntimos por quilómetro nas actuais scut A22, A24 e A25!
Segundo consta no caso particular da A23 o preço efectivo será mais caro - 9 cêntimos por km!! - o que a confirmar-se tornaria aquela via a mais cara de todas as auto-estradas portuguesas.

A propósito de portagens:

MST parece ter mudado de opinião


Amy Winehouse algarvia também protesta


E até o avec sabe que as portagens ao menos podiam dar emprego...

26/11/2011

Não Dês Esmola a Santinhos






MOTE
Não dês esmola a santinhos, 
Se queres ser bom cidadão; 
Dá antes aos pobrezinhos 
Uma fatia de pão. 

GLOSAS 

Não dês, porque a padralhada 
Pega nas tuas esmolinhas 
E compra frangos e galinhas 
Para comer de tomatada; 
E os santos não provam nada, 
Nem o cheiro, coitadinhos... 
Os padres bebem bons vinhos 
Por taças finas, bonitas... 
Se elas são p'ra parasitas, 
Não dês esmola a santinhos. 

Missas não mandes dizer, 
Nem lhes faças mais promessas 
E nem mandes armar essas 
Se um dia alguém te morrer. 
Não dês nada que fazer 
Ao padre e ao sacristão, 
A ver para onde eles vão... 
Trabalhar, não, com certeza. 
Dá sempre esmola à pobreza 
Se queres ser bom cidadão. 

Tu não vês que aquela gente 
Chega até a fingir que chora, 
Afirmando o que ignora, 
Assim descaradamente!?... 
Arranjam voz comovente 
Para jludir os parvinhos 
E fazem-se muito mansinhos, 
Que é o seu modo de mamar; 
Portanto, o que lhe hás-de dar, 
Dá antes aos pobrezinhos. 

Lembra-te o que, à sexta-feira, 
O sacristão — o mariola! — 
Diz, quando pede a esmola: 
«Isto é p'rà ajuda da cera»... 
Já poucos caem na asneira, 
Mas em tempos que lá vão, 
Juntavam grande porção 
De dinheiro, em prata e cobre, 
E não davam a um pobre 
Uma fatia de pão. 

António Aleixo, in "Este Livro que Vos Deixo..."

25/11/2011

Cavaco deu luz verde às Portagens na A25 e A23

A Presidência da República anunciou hoje a promulgação de cinco diplomas, nomeadamente sobre a cobrança de portagens nas Scut.



"O diploma que sujeita os lanços e sublanços das auto-estradas SCUT do Algarve, da Beira Interior, do Interior Norte e da Beira Litoral/Beira Alta, ao regime de cobrança de taxas de portagem aos utilizadores, foi promulgado em 16 de Novembro, aguardando ainda publicação no Diário da República", lê-se numa nota divulgada no 'site' da Presidência da República.  [...]


@ Jornal de Negócios 25/11/2011


Relembra-nos , e bem , o "Chanceler das Terras Altas a redacção do artigo 21º da Constituição da Républica Portuguesa:

23/11/2011

Vem aí a neve...

«O serviço municipal de proteção civil da Guarda alertou hoje que neste inverno vai voltar a enfrentar neve e o gelo com meios “obsoletos”, face aos atrasos na criação de um Centro de Limpeza de Neve na cidade.


"Em pleno século XXI, não se compadece andar a atuar à antiga portuguesa, a espalhar o sal à pazada, para derreter a neve", quando, atualmente "há meios mecânicos, até muito evoluídos, que fazem esse trabalho", lamentou Eduardo Matas, coordenador da proteção civil municipal da Guarda.

Segundo este responsável, a autarquia possui "um velhinho" limpa neves com 30 anos, um trator pesado com uma lâmina e um espalhador de sal adaptado, outro trator "com um rodo que esmaga a neve" e várias carrinhas de caixa aberta.

"Em termos humanos, diria que é extremamente difícil, para não dizer desumano, pôr pessoas, com seis ou sete graus negativos, a espalhar sal em cima da caixa de um trator ou de uma carrinha de caixa aberta", acrescentou.

O responsável frisou que os meios "não são os indicados", lembrando que está projetada a criação de um moderno Centro de Limpeza de Neve na cidade da Guarda, que tarda a ser concretizado devido a percalços relacionados com a candidatura.

Eduardo Matas explicou que o projeto sofreu atrasos devido à extinção dos governos civis, porque a candidatura a fundos comunitários, anteriormente liderada pelo Governo Civil da Guarda, passou para a alçada dos Bombeiros Voluntários Egitanienses.

Disse que a candidatura para aquisição dos equipamentos já está aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, mas "muito dificilmente" os meios serão utilizados este ano, embora se trate de "uma necessidade imperiosa".

A Câmara Municipal da Guarda, a Estradas de Portugal e a Unidade Local de Saúde são também parceiros no projeto, que envolve um investimento de 300 mil euros e contempla a aquisição de uma viatura limpa neves pesada, um veículo ligeiro para atuar no centro da cidade e uma pá carregadora de sal.

Eduardo Matas adiantou que o serviço municipal de proteção civil vai realizar uma campanha de sensibilização dos habitantes da Guarda sobre os cuidados a ter em situações de neve e gelo.

Colocar correntes ou pneus de inverno nas viaturas, respeitar a sinalização temporária e as indicações das autoridades de segurança, usar calçado apropriado e colocar umas meias por cima do calçado, são alguns dos conselhos a dar à população, referiu.»

@Lusa

05/11/2011

Encontro Micológico da Associação Florestal "URZE"

O encontro terá início já com o tradicional passeio micológico para observação e recolha de cogumelos silvestres. 

A partida está marcada para as 9 horas, em frente à Associação Florestal. Pelas 13 horas realizar-se-á, no Restaurante Jardim, o Almoço Micológico. Na parte da tarde, a partir das 14h30, na Praça de S. Pedro, em Gouveia, decorrerá a sessão de identificação dos cogumelos recolhidos seguido da exposição de trabalhos da segunda edição do concurso "O Cogumelo na Escola", com a respectiva entrega de prémios. 

Os interessados em participar no passeio e no almoço micológico é obrigatória e decorre até ao dia 3 de Novembro. O custo é de 11 euros.

in: Porta da Estrela