Há ideias que apesar de estapafúrdias e risíveis têm no entanto a qualidade de chamarem a atenção sobre determinado assunto dada a sua inata originalidade - este parece ser o caso da ideia de engarrafar o ar da Guarda.
Todo o acto de criação tem o seu mérito subjectivo, e merece respeito pela originalidade e pelo esforço criativo que implica. É precisamente por este facto que existem os direitos de autor - e quando estes são quebrados, a respectiva punição.
Não digo que por vezes não possam existir processos criativos confluentes em tempos diferentes, mas por isso mesmo toda a criação deve implicar alguma pesquisa prévia e referencia bibliográfica se for caso disso.
Isto tudo para simplesmente referir que a ideia original de engarrafar o ar da Guarda aparece pela primeira vez descrita na obra «O ALFA DAS 10:10» do autor José Carlos Moreira segundo relata o mesmo no seu blog.
Não quero pois, insinuar que tenha existido algum intuito de plagiar a ideia de José Moreira, apenas desejo sublinhar que a ideia não parece ser original.
Refere o autor no supracitado blog:
«Duas estações televisivas davam notícia de que o Teatro Municipal da Guarda (TMG) estaria a comercializar o ar puro da Guarda, em frascos devidamente embalados. Afirmavam que se tratava de uma iniciativa "original".[...]
Voltemos ao ar engarrafado, ou será melhor dizer enfrascado? A ideia tem duas vertentes, que acabam por entroncar na mesma origem, a saber: a ideia é excelente, mas não é original. Não é original porque é minha, e é excelente pela mesmíssima razão.»
Está pois lançada a polémica ...
------------------------------------- Actualização
Após nova consulta do mesmo site verifiquei que de facto o TMG tinha já efectuado acções do mesmo tipo prévias ao lançamento do livro supracitado.
Com efeito após alguma discussão verificou-se que ambos chegaram à mesma ideia por vias diferentes, a mesma ideia que curiosamente um francês já havia tido no início do século passado, mas nesse caso para engarrafar o ar de Paris.
Percebe-se assim as coincidências: é que nem um nem outro tiveram uma ideia totalmente original...
6 comentários:
Acabei de ver e já está lá uma versão diferente da apresentada aqui.
Veja lá os comentários aqui:
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2190121&seccao=Norte&page=-1
e este post? http://ecotretas.blogspot.com/2011/12/ar-puro-da-guarda.html
É so rir...
http://cafe-mondego.blogspot.com/2012/01/sobre-o-ar-da-guarda-e-outros-objectos.html
Mas esse ARónimo das 9:19 não tem mais nada que fazer!? Frustrado!
Exmos. comentadores, aconselho prudencia nos comentários, mais informo que este bloguista já se viu na justiça por via d'O Egitaniense V.s. Outra pessoa que vocês conhecem.
Não queiram pois provocar a "Ira das Elites politico-culturais".
Para mais remeto-vos para a epígrafe do blog, lá está tudo dito.
Por aqui não faltam pedras para atirar aos telhados envidraçados dessas "elites".
Enviar um comentário