23/11/2011

Vem aí a neve...

«O serviço municipal de proteção civil da Guarda alertou hoje que neste inverno vai voltar a enfrentar neve e o gelo com meios “obsoletos”, face aos atrasos na criação de um Centro de Limpeza de Neve na cidade.


"Em pleno século XXI, não se compadece andar a atuar à antiga portuguesa, a espalhar o sal à pazada, para derreter a neve", quando, atualmente "há meios mecânicos, até muito evoluídos, que fazem esse trabalho", lamentou Eduardo Matas, coordenador da proteção civil municipal da Guarda.

Segundo este responsável, a autarquia possui "um velhinho" limpa neves com 30 anos, um trator pesado com uma lâmina e um espalhador de sal adaptado, outro trator "com um rodo que esmaga a neve" e várias carrinhas de caixa aberta.

"Em termos humanos, diria que é extremamente difícil, para não dizer desumano, pôr pessoas, com seis ou sete graus negativos, a espalhar sal em cima da caixa de um trator ou de uma carrinha de caixa aberta", acrescentou.

O responsável frisou que os meios "não são os indicados", lembrando que está projetada a criação de um moderno Centro de Limpeza de Neve na cidade da Guarda, que tarda a ser concretizado devido a percalços relacionados com a candidatura.

Eduardo Matas explicou que o projeto sofreu atrasos devido à extinção dos governos civis, porque a candidatura a fundos comunitários, anteriormente liderada pelo Governo Civil da Guarda, passou para a alçada dos Bombeiros Voluntários Egitanienses.

Disse que a candidatura para aquisição dos equipamentos já está aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, mas "muito dificilmente" os meios serão utilizados este ano, embora se trate de "uma necessidade imperiosa".

A Câmara Municipal da Guarda, a Estradas de Portugal e a Unidade Local de Saúde são também parceiros no projeto, que envolve um investimento de 300 mil euros e contempla a aquisição de uma viatura limpa neves pesada, um veículo ligeiro para atuar no centro da cidade e uma pá carregadora de sal.

Eduardo Matas adiantou que o serviço municipal de proteção civil vai realizar uma campanha de sensibilização dos habitantes da Guarda sobre os cuidados a ter em situações de neve e gelo.

Colocar correntes ou pneus de inverno nas viaturas, respeitar a sinalização temporária e as indicações das autoridades de segurança, usar calçado apropriado e colocar umas meias por cima do calçado, são alguns dos conselhos a dar à população, referiu.»

@Lusa

Sem comentários: