Páginas

07/06/2011

1ª Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal



«No passado dia 20, foi dado um passo importante para o turismo da Beira Interior: a celebração da escritura entre a Câmara Municipal e oTurismo de Portugal, que vai permitir a instalação da primeira Escola deHotelaria Turismo de Portugal na Guarda.
Num futuro muito próximo que é já amanhã, o turismo continuará a ser um dos pilares fortes do crescimento competitivo do nosso país. O turismo não é um “mero ofício” de amadores, mas uma arte de muitos, onde a formação, o profissionalismo, o saber fazer abrangente e a inovação, são as competências exigidas aos agentes envolvidos naquela área.
A Escola de Turismo da Guarda será a resposta a tudo isso, em consonância total com o Plano Estratégico Nacional, em que se privilegia a instalação daqueles estabelecimentos em zonas nobres de cidades nevrálgicas para o sector, valorizando ao mesmo tempo o património já construído e revitalizando zonas urbanas envolventes.
Assim aconteceu por todas as cidades do País, onde o Turismo de Portugal instalou escolas, sendo a última, a da Guarda. Assim a Escola ficará instalada num edifício histórico, emblemático e marcante da cidade, o velho Hotel Turismo projectado nos anos 40 bem no coração da urbe projectado por Vasco Regaleira.
As razões que presidiram à escolha da cidade pelo Turismo de Portugal resumem-se ao seguinte:
A Guarda é um pólo de desenvolvimento turístico da Serra da Estrela e com vocação de centro académico; é a primeira cidade “bioclimática” Ibérica numa área de forte termalismo, com turismo rural e da natureza; tem carência formativa especializada e técnica de recursos humanos, em particular no sector das termas e de SPA, e dispõe de um espaço arquitectónico com as características que o Turismo de Portugal procura, passando a dar-lhe uma nova vitalidade.
A infra-estrutura será dotada de um Hotel de Aplicação, Restaurante, Auditório e SPA com meios tecnologicamente evoluídos, com capacidade para 250 alunos num raio de influência nos Distritos da Guarda e Viseu, e com a possibilidade de internacionalização com a Espanha.
Tem oferta formativa profissional Nível IV e V direccionando-se especialmente em três produtos PENT, no pólo da Serra da Estrela: o Turismo da Natureza, Saúde e Bem-estar e Turismo Cultural e Religioso, e também proporciona formação contínua aos profissionais do sector do Turismo ao público em geral.
Os curricula são aprovados pela “École Hoteliére de Lausanne” e os custos do projecto, construção e equipamentos serão comparticipados a 70% pelos fundos comunitários do QREN, com início de obra em 2012 e abertura prevista em 2013.
Pretende colaborar com o Instituto Politécnico da Guarda, nas competências formativas, e vai potenciar a proximidade aos centros termais, às unidades de turismo no espaço rural, Parque Natural da Serra da Estrela, rede de aldeias históricas e outros empreendimentos turísticos existentes e previstos, deixando espaços para outras iniciativas privadas na área do turismo e do lazer.
Todas estas razões são mais que suficientes para que não deixássemos de lutar por este projecto com determinação e convicção dado o alcance local, e regional no eixo Guarda – Viseu, quando o que está em causa é sobretudo o interesse da Res pública.»
Joaquim Valente - In: http://www.asbeiras.pt

6 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma negociata do patrão do socas e do valente. mais uma como a do polis.

E disse...

O ex-patrão do Socrates e o patrão do Valente é o Povo português.

E se a "negociata" for como a do polis estamos bem, porque o polis na Guarda foi - digo é - um enorme sucesso.

Anónimo disse...

Não sejamos superficiais por favor... Alguém explica como e porque se degradou o hotel turismo? quem o geria até chegar onde chegou?
A Guarda tem publico alvo suficiente para 3 hotéis? Que arranjinhos há entre os donos dos hotéis e quem geria o hotel turismo? Os senhores que agora perdem tachos serão colocados na futura escola de turismo? Não teria a C.M.G. apresentado falência se não fossem estas injecções de milhões?
não compreendo como a impertinencia de uns é recompensada com milhões...

AP disse...

O Polis da Guarda é um sucesso?! Isso foi a piada do dia!
E, corrijam-me se estiver errado, mas será que eu li mesmo que a Guarda tem "vocação de centro académico"?! Isto está cheio de piadas interessantes

Covilhanense disse...

sempre foi a maneira dos xuxas enfiarem 3 ME na Camara da Guarda... Foi por estas e outras que o país chegou bem no fundo

E disse...

E o benefício que a escola poderá trazer ao concelho e ao país, não conta?